top of page
Buscar
  • Foto do escritorRAFAEL BRUNO FORTUNATO DE DEUS

Seguro para carro PCD

Atualizado: 22 de out. de 2019


A população brasileira cresce exponencialmente e, com ela, o número de pessoas com deficiência. São pelos menos 45 milhões de brasileiros que se declaram portadores de algum tipo de necessidade. Em sua maioria, esta população é ativa e pelo menos 100 mil veículos que circulam pelas ruas são de propriedade deste grupo específico.


Desta frota, a maioria são veículos maiores como o Renault Megane, que permite mais condições de adaptação as necessidades deste grupo de motoristas. Os carros de modelos mais populares também estão na lista como o Fiat Siena, que conta com um amplo espaço interno.


Diante desta demanda crescente de veículos adaptados e com a violência que assola o país, esses carros não deixam também de ser alvo dos marginais. E tanto quanto a fatalidade de se envolver em um acidente, os motoristas destes veículos também podem ser vítimas de furtos e roubos, e acabar ficando sem seu bem.


Com isso, torna-se importante fazer um seguro desse automóvel e se resguardar de possíveis prejuízos futuros. Isso porque, é preciso levar em consideração que estes carros adaptados são beneficiados por incentivos do governo, que dão descontos na compra de até 30% do valor do automóvel.


Mas para ter esse benefício os clientes não podem vender ou trocar o carro pelo período de dois anos. Para se desfazer desse bem antes do período de previsto em lei o proprietário precisa ressarcir os cofres públicos com o valor do desconto que foi oferecido na compra.


Por isso, as seguradoras estão cada vez mais se preparando para atender a demanda desse grupo com características tão específicas. Para te ajudar a entender quais as características desse seguro para pessoas com deficiência, vamos a um passo a passo a seguir.


Carro com desconto para pessoas com deficiência

No Brasil existe a crescente demanda de veículos adaptados para pessoas com deficiência. As adaptações podem variar de um câmbio automático aos pedais de freio e acelerador no volante. A gama de possíveis adaptações para melhorar o bem-estar deste grupo específico tem aumentado consideravelmente para atender a demanda.


Com isso, o governo federal regulamentou a Lei número 8.989/95 que trata dos benefícios concedidos para as pessoas com deficiência para compra e adaptação de veículos automotores.


Com estes benefícios o comprador tem desconto no valor do veículo de 20 a 30%, dependendo do tipo de deficiência e do estado em que mora, já que os descontos podem sofrer variações dependendo da região do país.


Mas além de provar a condição de deficiência o cliente também só tem direito a receber este benefício a cada dois anos.

Por isso, fique atento na hora de contratar um seguro, se as cláusulas não abrangerem as necessidades específicas deste tipo de negociação, em caso de perda total do bem, o valor da indenização pode não cobrir todos os custos previstos para que o proprietário tenha um novo veículo.


Seguro de auto para pessoas com deficiência

Este é um seguro bastante específico e, com cláusulas que atendam a necessidade do proprietário.


O carro de pessoa com deficiência precisa ter uma apólice diferenciada já no montante de indenização em caso de perda total. Nos dois primeiros anos após a aquisição do carro, é preciso que esteja assegurado valor suficiente para cobrir o valor do veículo e despesas de restituição do desconto.


Outro fator é a adaptação. Em caso de perda total do carro segurado, coberturas como carro reserva comum podem não ser interessantes para o cliente, já que os veículos que estão disponíveis para locação, em sua maioria, não são carro adaptados.


É preciso também que o proprietário pense em comodidades na hora de fazer a contratação de um seguro. Coberturas diferenciadas são definitivas para contratação de uma boa apólice. Tudo precisa ser pensando de acordo com a necessidade do cliente e, para isso, é preciso estar atento a cada detalhe na hora da contratação.


Por isso, nós da Você Seguro temos profissionais especializados na realização de contratos para veículos adaptados, segundo as necessidades do cliente.


Coberturas e indenizações

Na hora da contratação do seguro não importa qual seja seu carro, de um Toyota Corolla a um Volkswagen Gol, todos os veículos merecem atenção aos detalhes nesta negociação. Vamos destacar alguns pontos importantes na hora de fechar o contrato de seguro para auto de pessoas com deficiência.


· Indenização:

Contrate um seguro que cubra o valor do seu veículo e mais o valor do desconto a ser restituído em caso de indenização integral. Este valor de indenização permitirá que em caso de perda do bem você consiga ressarcir o governo quanto aos valores recebidos em desconto e ainda fazer a compra de um novo veículo adaptado.


· Cobertura:

Contratação de clausula de carro reserva que possibilite que o veículo reserva seja adaptado, ou que substitua este benefício por serviço de taxi ou indenização para deslocamento.


· Diferencial:

Verifique se a apólice oferece coberturas extras que podem lhe ajudar diariamente como o serviço de guincho sem limite de quilometragem, assistência 24 horas para o automóvel, serviços residenciais e até mesmo descontos para locações de veículos.


Gostou deste artigo sobre as características de um seguro de automóveis para pessoas com deficiência? Então que tal compartilhar com seus amigos para que todos saibam como fazer um seguro que seja mais eficiente para cada caso. É importante sempre lembrar na contratação do seguro de veículo que nem todas as coberturas podem ser útil e algumas delas você apenas irá paga-las sem ter condição de usar em caso de necessidade.


Um abraço,

Bruno Fortunato

5 visualizações0 comentário
bottom of page